segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Conflito Israel x Palestina - Parte IV

SAIBA MAIS SOBRE O ESTADO DE ISRAEL


O Estado de Israel foi fundado em 1948, após o plano de partilha elaborado pela ONU, que dividiu a região, embora sob domínio britânico, em Estados árabes e judeus, embora os primeiros tenham rejeitado o plano.

Foi o ponto alto do movimento sionista que buscava um Estado independente para os judeus.
Desde então, a história de Israel, assim como a sua extensão territorial, tem girado em torno de conflitos com palestinos e nações árabes vizinhas. Houve guerras com o Egito, a Jordânia, a Síria e o Líbano, mas sem que a tensão na região diminuísse.
Nesse período, Israel ocupou a península do Sinai, a Cisjordânia, a Faixa de Gaza, as Colinas de Golã, o sul do Líbano. Em 1979, Egito e Israel selaram um acordo de paz, e os israelenses retiraram-se do Sinai em 1982. Disputas territoriais com a Jordânia foram resolvidas em 1994. Seis anos depois, Israel retirou-se unilateralmente do sul do Líbano.
Em 1993 foi assinado o Acordo de Oslo, que deu início ao processo de paz com os palestinos. Pelo acordo, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia passariam a ser território administrado pela ANP (Autoridade Nacional Palestina). Em 2005, Israel retirou suas tropas e colonos judeus (sob protestos destes) da Faixa de Gaza.

Apesar da devolução da Faixa de Gaza e de partes da Cisjordânia para o controle palestino, um acordo de "status final" ainda precisa ser estabelecido. Para isso, será preciso resolver os principais pontos de discórdia, que são o status de Jerusalém e o destino de refugiados palestinos e de assentamentos judeus.

Mais recentemente, a eleição do Hamas (grupo terrorista e partido político cuja carta de fundação prevê a destruição do Estado de Israel) em janeiro de 2006 para liderar o Conselho Legislativo Palestino congelou as relações entre Israel e a ANP.

RAIO X - ISRAEL

* Nome: Estado de Israel
* Capital: Jerusalém (capital nacional e sede do governo), Tel Aviv (reconhecida internacionalmente)
* Divisão: Seis distritos
* População: 6.352.117 (inclui cerca de 187.000 israelenses na Cisjordânia, 20.000 nas Colinas de Golã e menos de 177.000 no leste de Jerusalém, em estimativa de 2006)
* Área: 20.770 km2 (não inclui territórios ocupados)
* Idioma: hebraico (oficial), árabe e inglês
* Moeda: Shekel novo
* Religião: Judaica (76,4%); muçulmana (16%); cristãos árabes (1,7%); outros cristãos (0,4%). Estatísticas de 2004
* Forma de governo: República parlamentarista
* Posição no IDH: 23º (O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU mede o desenvolvimento do país com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda per capita. A Noruega lidera a lista e o Brasil em 69º lugar)
* Renda per capita: US$ 26.200,00
* Internautas: 3,7 milhões
* Analfabetismo: 4,6% (2003)
* População abaixo da linha da pobreza: 21,6% (2005)

Nenhum comentário: