quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

ANP - Parte I

A Autoridade Nacional Palestina - ANP (árabe: السلطة الوطنية الفلسطينية As-Sulta Al-Wataniyya Al-Filastiniyya. Hebraico: הרשות הפלסטינית Harashut Hafalastinit) é uma instituição estatal semi-autonoma governando nominalmente partes da Cisjordânia e a Faixa de Gaza. Foi estabelecida como parte dos acordos de Oslo entre a OLP e Israel. A Autoridade Palestina detém o controle sobre assuntos de segurança e civis nas áreas urbanas palestinas (chamadas nos acordos de Oslo de "Área A"), e controle civil sobre as áreas rurais palestinas ("Área B").

ESTRUTURA

A Autoridade Nacional Palestina é composta por um ramo executivo e por um ramo legislativo.

O ramo executivo é encabeçado pelo presidente, eleito para um mandato de cinco anos, sujeito apenas a uma reeleição. O presidente nomeia um primeiro-ministro que governa acompanhado pelos ministros do seu gabinete. O cargo de primeiro-ministro da ANP é recente, tendo sido instituído em maio de 2003.

O ramo legislativo corresponde ao Conselho Legislativo Palestiniano, órgão composto por 132 membros eleitos pelos palestinianos maiores de 18 anos residentes na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

RAIO X

* Hino Nacional: Biladi
* Nacionalidade: Palestino / Palestiniano
* Capital: Ramallah
* Caidade mais populosa: Gaza
* Língua oficial: Árabe
* Governo: Presidente (Mahmoud Abbas); Primeiro-ministro (Salam Fayyad)
* Área: 6.220 km2
* Água: 3,54%
* População: 3.702.212 hab (128º) / Densidade: 595 hab/km2 (18º)
* IDH: 0,729 (102º) - médio
* Expectativa de vida: 71 (homens) e 74 (mulheres) anos
* Moeda: Dinar jordaniano; Novo shequel israelita
* Org. Internacionais: Liga Árabe

Nenhum comentário: