sábado, 15 de setembro de 2007

Símbolos e costumes de Rosh Hashaná


Mergulhar no mel uma fatia de chalá redonda e uma de maçã; saborear tâmaras, doce de abóbora ou cenouras adocicadas são atos que fazem parte do ritual que precede a redeição festiva, nas noites de Rosh Hashaná, pois é costume, após o kidush, provar vários alimentos simbolicamente selecionados e sobre cada um destes, fazer um pedido para o novo ano, ao Todo-Poderoso.
Os alimentos escolhidos tanto por ter um sabor doce como pela conotação sugerida por seu nome em aramaico ou hebraico, devem servir de "bom agúrio" para o ano que se inicia. Ainda que esses alimentos despertem, por seu sabor, sensações agradáveis, o essencial é o significado espiritual que tem. Segundo o costume, os judeus devem habituar-se a comer, no início do ano, alimentos como abóbora, alho-poró, acelga e tâmaras.

Em Rosh Hashaná, costuma-se consumir apenas bebidas e alimentos adocicados - indicando a esperança de um ano de fartura e doçura. O kidush é feito de preferência sobre um vinho doce, e em seguida, molha-se um pedaço de chalá no mel ou no açúcar. As chalot usadas na festividade também são adocicadas e, diferentemente do feitio de trança geralmente usado no restante do ano, saõ feitas redondas para simbolizar o ciclo da vida, da continuidade e da eternidade. Feitas sem arestas, simbolizam nosso pedido para um ano sem conflitos. O feitio circular, de coroa, serve também como lembrete da realeza de Deus, o tema mais importante da data.

Há várias simbologias no ato de se molhar a chalá no mel. Entre elas, a semelhança existente entre a chalá e o maná que alimentou Israel, durante 40 anos no deserto. Qual era o gosto do maná ? "Tinha o sabor de massa frita com mel" (Êx 16.31). A própria palavra 'mel', em hebraico, transmite a esperança na misericórdia divina, pois o valor numérico da palavra "dvash" (mel) equivale ao valor de "Av Ha'Rachamim" (Pai misericordioso). Assim o mel simboliza a esperança de que a sentença decretada por Deus seja amenizada por sua infinita compaixão.

É também no mel que, a seguir, molhamos uma fatia de maçã - ou no açúcar, como fazem os judeus orientais, para reforçar os votos para o novo ano. A maçã representa o povo judeu e, em várias ocasiões, nos textos sagrados, Israel é comparado a "uma maçã perfumada". Esta fruta é também usada como símbolo para representar a Torá. O perfume da maçã é uma referência ao perfume do Jardim do Éden e é também associado à benção que Jacó (Yaacov) recebeu de seu pai Isaque (Itzhak). Segundo os sábios judeus, este fato aconteceu em Rosh Hashaná.

Chalá

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