terça-feira, 18 de março de 2008

Purim


O Purim é comemorado em 14 de Adar II. Este ano será em uma quinta-feira à noite, dia 20 de março e sexta-feira, dia 21 de março, durante o dia.
Purim origina-se da palavra "Pur", sorteio. Referente à data em que Hamã sorteou e marcou para o aniquilamento de todo o povo judeu. Na verdade, transformou-se na data de sorte do povo judeu, quando então foi salvo e saiu-se vitorioso. Esta data marcou para sempre o dia em que comemora-se com grande alegria a festa de Purim.
Preceitos
Leitura de Meguilá
Deve-se ouvir duas vezes a leitura da Meguilá de Ester, uma na noite de Purim (quinta-feira, 20 de março) e a outra pela manhã (sexta-feira, 21 de março).
Mishlôach Manot
Envia-se alimentos a pelo menos um amigo no decorrer do dia de Purim que devem ser de duas espécies (fruta, massa e/ou bebida), prontos para consumo e entregues através de um mensageiro.
Matanot Laevyonim
Doa-se uma certa quantia em dinheiro para pelo menos dois carentes no decorrer do dia de Purim. Caso não se encontre ninguém nestas condições, a doação deve ser colocada em uma caixinha de tsedacá.
Refeição Festiva
Uma refeição festiva é realizada ainda durante o dia de Purim e deve conter pão, vinho e carne.
Costumes
Reco-reco
Toda vez que o nome de Hamã (acompanhado de um adjetivo) for mencionado durante a leitura da Meguilá, faz-se barulho com o reco-reco ou outros instrumentos sonoros.
Fantasia
Purim é uma festa feliz e fantasiar-se é uma maneira alegre e divertida de aumentar ainda mais a alegria do milagre ocorrido. Existem dois tipos de milagre: aquele que é obvio e aquele que está oculto pela Natureza. Purim pertence à segunda categoria. Nos fantasiamos para reafirmar que a Natureza nada mais é além de uma "fantasia" da mão Divina.
Proibições
É proibido jejuar em Purim. Reserva-se o dia, ou grande parte dele, para realizar todas as mitsvot referentes à festa. Qualquer trabalho desnecessário deve ser evitado ao máximo.

Nenhum comentário: