domingo, 16 de março de 2008

Da Série "Costumes Bíblicos" - O Mobiliário

A maioria das casas tinha uma aparência bem prática, sem muitas peças de mobília a atravancar o aposento. Para as refeições, eles apenas estendiam no chão uma esteira ou pele. Mesas e cadeiras eram objetos de luxo, que só as famílias ricas possuíam. Até mesmo um tamborete simples, de três pés, era uma raridade.

Quando Jesus celebrou a Páscoa com os discípulos a cena pode ter sido muito diferente da do quadro de Leonardo da Vinci, a "Última Ceia". Se a casa fosse de uma pessoa rica, é possível que tivessem mesmo utilizado uma mesa. Mas, nesse caso, teria sido um móvel mais baixo, e eles teriam deitado em esteiras ou almofadas, e não se sentado em cadeiras. è muito pouco provável também que todos se sentassem de um lado da mesa. Nos tempos bíblicos, as pessoas faziam as refeições reclinadas. Quando não estavam comendo, sentavam-se no chão, à moda oriental.

A quantidade de peças de mobília do aposento dependia das condições econômicas da família, bem como do gosto de cada uma. Em geral, havia uma espécie de baú a um canto onde se guardavam diversos tipos de suprimento.

As camas (que normalmente eram um colchão, ou então esteiras ou peles de animais) em geral eram enroladas todos os dias pela manhã, e colocadas no canto da parede. Nos dias de Cristo, porém, estavam começando a aparecer as camas com estrados de madeira, e os que podiam as adquiriam. Não se utilizavam cobertores, já que as pessoas dormiam com a mesma roupa usada durante o dia; às vezes, quando esfriava um pouco, vestiam uma capa ou túnica por cima.

Os travesseiros que utilizavam, feito de pêlos de cabras, tinham enchimento de lâ ou penas. O travesseiro que Jesus usou quando dormiu no barco (Mc 4.38) era assim. E deve ter sido razoavelmente confortável, pois ele dormiu profundamente apesar da forte tempestade que se abateu sobre eles.

Em algumas casas havia tapetes; em poucas, encontrava-se um divã junto à parede. O vasilhame constava de tigelas, jarras e cântaros que eram colocados em pequenas muretas rente à parede, e nos quais se guardavam alimentos, substâncias medicinais e outros suprimentos.

Os detalhes fornecidos acima são das moradias medianas e pobres. Os mais ricos costumavam acrescentar um ou dois cômodos ao original. É provável que nessas casas o assoalho fosse de pedra, e que eles tivessem tapetes mais caros também, bem como vaislhame de cobre e talvez mais de um divã. Mas a maioria das pessoas não dispunha de muitos recursos. Algumas das casas mencionadas no Novo Testamento são melhores porque entre os seguidores de Jesus havia alguns homens ricos, além dos pobres e mendigos, é claro.

Na próxima semana: Quintais sem Muros

Nenhum comentário: