sexta-feira, 12 de outubro de 2007

História através dos Mapas - Construções de Herodes em Jerusalém

A paixão de Herodes pela pompa, o desejo de ver o seu nome imortalizado, de garantir seu reino e de apaziguar uma população hostil e dar-lhe trabalho - estes eram os principais motivos para fortificar e embelezar Jerusalém. Os proventos obtidos com o comércio e os impostos lhe permitiam construir um palácio magnífico a noroeste da Cidade Alta. Ele era protegido ao norte por três torres fortes, a quem chamou de Fasael (mesmo nome do irmão), Mariana (em honra da esposa) , e Hípico (nome do amigo). Construiu também um teatrona parte da cidade habitada por ricos helenistas, e fortificou a Porta do Norte no Segundo Muro. Ao sul do Monte do Templo mandou construir um estádio, provavelmente no vale de Tiropeom.

Herodes mostrou-se ainda mais ativo no Monte do Templo : dobrando a área da esplanadado templo, ele a circundou de muros e pórticos. Sua característica mais proeminente era o "pórtico real" (basílica) ao sul do quadrado. o rei reedificou também o templo propriamente dito e, para garantir o controle do mesmo, reconstruiu a antiga Baris, na extremidade noroeste do Monte do Templo, transformando-a numa imensa fortaleza, à qual chamou "Antônia" em honra de Marco Antônio.

Herodes mostrou da mesma forma sua atividade como construtor fora da capital : fundou a cidade portuária de Cesaréia, em lugar da torre de Strato, e reedificou Samaria, dando, à nova cidade o nome de "Sebaste" em honra ao imperador Augusto. Edificou também em Geba, Fasélida e Antipátride. Levantou fortalezas em Herodion e perto de Jericó, reconstruindo inteiramente Maquero e Masada nos dois lados do Mar Morto.

Nenhum comentário: