sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Da Série "Costumes Bíblicos" - A Iluminação

Como não havia eletricidade, e as janelas fossem poucas, o interior das casas era meio escuro. Em muitas residências a única iluminação que havia era a do fogão. Alguns tinham lampiões, mas a luz que projetavam não era muito forte.

Na bíblia há menção de castiçais, mas isso não é uma tradução perfeita do termo original, já que àquela época ainda não existiam velas. No menorah, o candelabro de ouro do tabernáculo que tinha sete hastes, a iluminação vinha de pavios imersos em azeite de oliva. Em cada uma das hastes havia um pequeno recipiente onde se colocava o azeite, mas não tinha encaixe para velas.

As lâmpadas mais primitivas eram muito rudimentares; não passavam de uma tigelinha rasa, semelhante a um pires, em cuja borda havia uma depressão onde se alojava o pavio. Outras já eram providas de uma espécie de tampa, fechando a tigelinha. Nessa lâmpada era colocada uma pequena quantidade de azeite onde se imergia o pavio, que era de algodão ou linho, e cuja ponta era introduzida na depressão. O recurso utilizado é o mesmo dos antigos lampiões de querosene. As mais simples eram feitas de barro mesmo. Mas havia também algumas de metais, como bronze, por exemplo, sendo muitas delas adornadas com desenhos. Os gentios faziam lâmpadas em formato de animais. Os judeus não gostavam de adotar esse tipo de formato pois abominavam a idolatria.

Se uma casa estivesse às escuras, podia-se ter certeza de que não havia ninguém dentro. Sempre que houvesse uma pessoa numa casa haveria uma lâmpada acesa, já que o azeite era barato e de fácil aquisição. Outra razão por que se mantinham as lâmpadas acesas é que era muito difícil acendê-las. Eles obtinham fogo atritando duas pedras ou dois toquinhos de madeira que produziam centelhas. Somente as pessoas mais pobres eram parcimoniosas no uso do azeite.

Pelo fato de as lâmpadas ficarem continuamente acesas, havia sempre no ar um aroma agradável, e qualquer um que entrasse logo percebia.

Quando Jesus narrou a parábola da dracma perdida, os ouvintes entenderam perfeitamente o fato de a mulher ter pegado uma candeia para procurá-la nos cantinhos mais escuros da casa (Lc 15.8). E na parábola das dez virgens, eles sentiram muito bem o drama das que não tinham levado azeite nas vasilhas (Mt 25.1-4). E assim, falando sobre lâmpadas e iluminação, Jesus expôs o evangelho em linguagem prática, em termos do dia-a-dia das pessoas.

Apesar de a luz das lâmpadas ser bastante fraca, era suficiente para manter os ladrões à distância. A escuridão favorecia os criminosos, mas a claridade promove a honestidade (Jo 3.20). Entre os deveres de uma boa dona de casa, estava o de manter a lâmpada acesa (Pv 31.18).

Geralmente podia-se colocar lâmpadas em vários pontos de um aposento. Em alguns lugares costumava-se fixar à parede uma espécie de prateleira de pedra para se colocar nela a lâmpada, ou então utilizavam-se veladores portáteis, levando-a para onde fosse necessária. Esses suportes, de madeira ou cerâmica, eram colocados bem no alto, de forma a iluminar ao máximo o cômodo. As pessoas mais ricas tinham veladores de metal.

Quando Jesus afirmou que não devíamos ocultar nossa luz (Mt 5.5), os ouvintes perceberam logo o ridículo da situação. Nós acenderíamos uma lanterna, por exemplo, e a guardaríamos sob o paletó ou então dentro do bolso ? Mas Jesus disse que, quando se acende uma candeia, deve-se coloca-la no velador, onde será de utilidade para todos. Para compreendermos bem essa ilustração, temos que pôr de lado por uns momentos os métodos modernos de iluminação, e ter em mente os antigos.

Aqueles povos tinham que cuidar muito bem das lâmpadas; e por isso zelavam pelos seus componentes básicos – o recipiente, o azeite e o pavio – e tinham sempre certa quantidade deles em estoque para ser utilizada a qualquer momento, pois era muito desagradável ficar sem eles de uma hora para outra (Mt 25.1-10).

Felizmente havia muito azeite de oliva, que eles utilizavam para vários fins, dentre os quais o de ser usado na iluminação. Empregava-se azeite para tudo, desde o fabrico de sabões até os cosméticos das cerimônias religiosas. O óleo era produzido a partir da azeitona, largamente cultivada na região.
Na próxima semana : Os Utensílios

Nenhum comentário: