domingo, 26 de agosto de 2007

Da série "Costumes Bíblicos" - Telhados Planos - Parte II

Naquele tempo, era muito raro haver construções de dois pavimentos, embora fosse bastante comum fazerem-se pequenos cômodos no telhado, desde varandinhas até quartos para hóspedes. Esse cômodo, chamado alliyah, às vezes seria como casa de veraneio ou aposento de oração, como vemos em Mateus 6.6; ali Jesus diz a seus seguidores que, ao orar, eles deveriam entrar "no quarto", em vez de exibir sua religiosidade em público.

Foi num desses aposentos que ele se reunir com seus discípulos para celebrar a Páscoa (Lc 22.12); nesse caso, era um cenáculo mobiliado, espaçoso, que provavelmente pertencia a um de seus discípulos mais abastados. E após a ascensão de Cristo, cento e vinte deles se reuniram num aposento semelhante (At 1.13). Ao que parece, diversos dos seguidores de Jesus eram pessoas de posses.

Esses quartinhos tinham ainda outras utilizações. Por ocasião da festa dos tabernáculos, por exemplo, fazia-se ali uma cabana rústica, como parte das comemorações dela. Essa cabana era semelhante às que os plantadores erguiam nos campos, na época da colheita (Êx 23.14-17; Lv 23; Dt 16).

Nessa festa, milhares de pessoas convergiam para Jerusalém. Esses forasteiros construíam cabanas toscas nas ruas, nas praças, em qualquer espaço vazio. É possível que quando Pedro disse a Jesus, no Monte da Transfiguração, que poderiam construir ali tendas para Moisés, Elias e Jesus, ele estivesse se referindo a esse tipo de cabanas (Mt 17.4).

Esta reconstituição da cidade de Jerusalém nos dias de Cristo mostra as moradias simples e pequenas que havia na velha cidade.



Na próxima semana : Telhados Planos - Última parte

Nenhum comentário: