segunda-feira, 28 de abril de 2008

A igreja perseguida na Colômbia


A Colômbia é dominada pela igreja Católica. Apenas uma pequena parcela da população (cerca de 2%) é atéia ou não professa nenhuma religião. Algumas das tribos indígenas ainda preservam suas práticas religiosas tradicionais e há pequenos grupos muçulmanos, judeus e bahaístas.
Os primeiros missionários protestantes chegaram ao país em 1825. Hoje os protestantes compreendem 18% da população do país e os católicos 80%. O cristianismo continua a ser uma força significativa na vida colombiana. O trabalho agressivo de evangelização tem ajudado a igreja a crescer mais ainda. Pesquisas recentes indicam que a instabilidade do país tem levado os colombianos a reavaliar suas crenças religiosas, o que acaba por gerar um novo temor a Deus, quaisquer que sejam suas doutrinas. Mesmo a guerrilha tem sido alcançada pelo evangelho. Um bom número de guerrilheiros convertidos e desertores agora estão empenhados em levar a Palavra de Deus a todos ao seu redor, especialmente aos seus antigos companheiros.
A Perseguição


O crescimento da Igreja é significativo. As guerrilhas, os cartéis do narcotráfico, o corporativismo corrupto do governo e as religiões tradicionais continuam a testar a fé dos novos convertidos. Aqueles que se convertem são considerados traidores, e alguns são assassinados. Missionários são ameaçados, seqüestrados e às vezes mortos. Muitos cristãos são martirizados por assumirem posições contrárias ao crime.
A Igreja evangélica da Colômbia é formada por cinco milhões de membros, dos quais 20%, um milhão, formam a Igreja Perseguida. Quinhentos mil cristãos perseguidos vivem entre os desalojados (campos de refugiados ou abrigos) em extrema pobreza. Os outros 500 mil vivem em áreas de conflito controladas pelos grupos armados ilegais. Estatísticas do Conselho Evangélico de Igrejas da Colômbia indicam que mais de 400 igrejas já foram fechadas, e cerca de 150 pastores foram assassinados pelos subversivos desde 1998.
Após o fracasso dos acordos de paz entre governo e guerrilhas, os rebeldes se recusaram a sair da região. As igrejas continuaram fechadas e a pregação do evangelho, restrita.

Motivos de Oração
1) A igreja sofre terrivelmente nas mãos dos narcotraficantes. Ore para que o evangelho penetre de forma relevante na indústria do narcotráfico, permitindo que os líderes de cartéis se convertam e abandonem o comércio ilegal.
2) A nação é marcada pela violência e pelo crime organizado. Ore para que um reavivamento cristão permeie todo o país, permitindo um abrandamento das tensões.
3) Evangelistas e líderes cristãos são ameaçados e assassinados. Ore para que eles tenham proteção contra narcotraficantes e guerrilheiros, e para que mantenham sua constante ousadia para pregar o evangelho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello guys, here is Robert from Japan I like Languages and Biking. I work for a game translation company. Life here in Japan is great!