O ano judaico se compõe de ciclos de dias santificados, solenes, festivos, semi-festivos ou até tristes.
Shabat é um dia santificado. O descanso de qualquer trabalho criativo atesta a Criação do mundo. O judeu que cumpre o Shabat, deixando de realizar trabalho criativo neste dia, testemunha que Deus criou o mundo em seis dias e "descansou" no sétimo.
Rosh Côdesh, início do mês judaico (que pode ser um ou mais dias), é dia semi-festivo. Não se faz jejum nestes dias.
Rosh Hashaná e Yom Kipur são dias solenes por seu caráter de julgamento e perdão divinos. Ao mesmo tempo, são dias santificados quando trabalho criativo não deve ser realizado. Yom Kipur é igual a Shabat, e Rosh Hashaná é similar aos outros dias de Yom Tov.
Pêssach, Shavuot e Sucot, as Tres Festas de Peregrinacao, sao dias festivos (Yom Tov), lembrando respectivamente o Exodo do Egito, a Outorga da Tora no Monte Sinai e os quarenta anos de peregrinacao pelo deserto. Shemini Atseret e Simchat Tora tambem sao dias de Yom Tov ligados a Sucot. Sao tambem dias santificados (com excecao de Chol Hamoed) quando trabalho criativo (exceto preparacao de alimentos) nao deve ser realizado.
Chol Hamoed, os dias intermediarios de Pessach e Sucot sao dias semi-festivos quando certos trabalhos corriqueiros nao sao realizados em virtude desses dias serem parte da festa de Pessach ou Sucot.
Ha seis jejuns obrigatorios no decorrer do ano - Tsom Guedalya (3 de Tishrei), Yom Kipur (10 de Tishrei), Dez de Tevet, Taanit Ester (13 de Adar), Dezessete de Tamuz e Tish'a Beav (9 de Menachem Av).
As sete semanas da contagem do omer, entre Pessach e Shavuot, sao dias de meio luto pela morte dos 24.000 discipulos de Rabi Akiva.
As tres semanas entre os jejuns de Tamuz e Tish'a Beav sao dias de luto pela destruicao dos Templos, sendo os ultimos nove, dias de luto intensificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário