segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O mês de Tishrei

Segundo o Sefer Yetzirá, cada mês do ano judaico tem uma letra do alfabeto hebraico, um signo do zodíaco, uma das doze tribos de Israel, um sentido e um membro do corpo que corresponde a ele.

Tishrei é o sétimo dos doze meses do calendário judaico.

Tishrei começa com o "período" (tekufá) do outono (cujos três meses - Tishrei, Cheshvan e Kislêv - correspondem às três tribos do acampamento de Efraim - Efraim, Menashe, Benjamim - que estavam situadas a oeste).

Como o sétimo mês a partir de Nissan (o mês da redenção e independências judaicas), Tishrei é o "mais querido" dos meses, como está escrito : "Todos os sete são queridos". A palavra "sete" é cognata de "saciado", e assim é o mês de Tishrei referido como "o mais saciado dos meses", pois mais que qualquer outro mês do ano ele está repleto de mitsvot e dias festivos.

Tishrei começa os seis meses de inverno, que correspondem aos seis níveis de "luz refletida" (no serviço divino - "despertar vindo de baixo"). Isso é sugerido no nome Tishrei, que começa com as três letras tav, shin e reish, na ordem "refletida" do alef-beit (do final para o começo).

Letra : Lamed

Lamet é a única letra do alef-beit cujo formato ascende acima do limite superior das letras. Entende-se disso como refletindo a grande saudade existencial e a aspiração do lamedde retornar à sua fonte suprema e absoluta na essência do infinito ser divino. Esta é a experiência da verdadeira teshuvá (retorno) de Rosh Rashaná e Yom Kipur.

A infinita luz de Deus desce e se torna manifesta nos dois lameds do lulav na Festa de Sucot.

Mazal : Moznayim (Libra - balança)

A balança simboliza o julgamento divino de Rosh Rashaná e Ym Kipur. Todas as ações do homem são pesadas em julgamento.

Moznayim, da palavra oznayim (ouvidos), implica equilíbrio e balanceamento (o sentido interior dos ouvidos). Este é o estado espiritual atingido em Tishrei.

No ciclo de 360 graus do ano, Tishrei "enfrenta" Nissan. Tishrei recebe a íntegra na natureza (e suas leis imutáveis) a "redenção" de Israel (a "luz" de Nissan). Devido a isso, Deus julga Israel em Tishrei com misericórdia.

Tribo : Efraim

Efraim é o filho de Youssef (José), a alma modelo do poder de procriar na união conjugal. O nome Efraim deriva do primeiro mandamento de Deus a Adão no dia de sua criação - o primeiro de Tishrei, Rosh Hashaná : frutifique e se multiplique" - a mitsva abrangente de procriar.

Sentido : Tato (contato, casamento)

Em hebraico, a palavra para "tato" é cognata das palavras para "relações conjugais". Este é o sentido que se relacionadiretamente ao nome Efraim, como foi explicado acima.

O sentido do tato é o único dos cinco sentidos que não está centralizado no "rosto" do homem (mas sim na ponta dos dedos). O "tato" procriador ocorre num estado existencialmente equilibrado de "face a face" mas "no escuro" (em decoro, tseniut), pois sua suprema fonte está na "cabeça incognoscível" do keter.

Controlador : Vesícula biliar

O "humor verde" fica na vesícula biliar. É a fonte de toda excitação sexual, como é ensinado na cabala.

O humor verde representa o estado bem-equilibrado ou misturado" (o estado de mizug, cognato de zivug, união conjugal) entre o humor branco (que fica nos pulmões) e o humor vermelho (que fica no fígado). Assim é o mês de Tishrei, o princípio do outono uma "mistura" de verão e inverno. E assim aprendemos que o "tato" procriador (de Tishrei) funciona melhor quando "equilibrado" entre quente e frio, de preferência à "meia-noite", entre as duas metades da noite, etc.

Durante o intenso serviço espiritual de Tishrei, o humor verde da vesícula biliar é retificado e bem equilibrado para controlar e permear todas as atividades do homem (durante todo o ano vindouro) com a energia procriadora divina.

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